POSTO DE SEMENTES DE PRESIDENTE PRUDENTE
- Bruna Eto
- 9 de set. de 2017
- 3 min de leitura

Denominação Atual:
Posto de Atendimento do POUPATEMPO
Denominação Primitiva:
Posto de Sementes de Presidente Prudente
Endereço:
Av. Brasil, 1383 - Vila Sao Jorge, Pres. Prudente - SP, 19013-000
Data do projeto: 1942
Data da Construção: 1942
Data da Demolição: 2010
Arquitetos: Vivian Regina Buosi
Responsável Técnico da Obra: Renner Aparecido Perussi
O antigo “Armazém do Expurgo”, como era popularmente conhecido, foi construído no ano de 1942, sob o nome de “Posto de Sementes de Presidente Prudente”, com a função de estocagem, distribuição e expurgamento das sementes de algodão. Seu transporte era por via ferroviária da Alta Sorocabana. As atividades do expurgo passaram a diminuir em 80% a partir da década de 80, até ser totalmente abandonado.

Demolição
Fonte: Olímpio Moura
REFORMAS, INTERVENÇÕES e restaurações
No mês de Junho de 2010, iniciou- se com a retirada de sua cobertura, seguindo com a demolição da metade do antigo armazém para dar lugar ao atual Poupatempo, com área construída do, equivalente há 2 mil metros quadrados. Devido ao trânsito, a interdição ocorreu após às 19h30. Uma retro-escavadeira e uma carregadeira fizeram o serviço.o secretário de Planejamento e Habitação, Laércio Alcântara, afirma que a interdição foi necessária porque era grande o risco de desabamento da fachada do prédio e, o local já havia sido avaliado pela Pasta, que condenou a estrutura e fez a interdição da calçada. A demolição foi anunciada pelo prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã' (PTB), correspondendo ao pedido do representantes da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Estava previsto para ser inaugurado no dia 20 de Novembro, porém a inauguração ocorreu no dia 06 de dezembro de 2010.
SITUAÇÃO DE AMBIÊNCIA
Antes localizado na Av. Brasil, em frente ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, um lugar que atendia o abastecimento de sementes para toda região, possuía uma arquitetura art decó genuína. Mas com a falta de interesse o lugar passou a ser esquecido e Presidente Prudente perdeu mais um Patrimônio Histórico. No local foi construído o Poupatempo, o programa do governo estadual que promove a desburocratização de serviços públicos que incluem emissão de carteiras de trabalho e de identidade, segunda via da carteira de motorista e atestado de antecedentes criminais.
DESCRIÇÃO DA OBRA
O antigo Expurgo, apresentava traços do Art Déco que passou a ser descaracterizado pelo tempo.
POUPATEMPO
O edifício tem uma arquitetura moderna, apresenta o uso do concreto aparente ; Sua forma se constitui pela horizontalidade em um único bloco, o formato de sua cobertura passa a impressão de serem quatro volumes ; Não possui pilotis, seu acesso se da por uma escada juntamente com um elevador para deficientes ; É cercado por muros, tem fechamento em grades mas mesmo assim possui permeabilidade visual A relação com o espaço publico ocorre de forma indireta mesmo sendo uma obra pública
DADOS HISTÓRICOS
Alguns dos antigos barracões e galpões industriais foram demolidos totalmente ou parcialmente por haver a falsa crença que para que haja melhoramento é necessário destruir o problema para dar lugar ao novo, sem que houvesse um processo de reabilitação ou adaptação a preexistência para um novo uso.
“Constituem a paisagem urbana do antigo núcleo urbano da cidade, e nos ajudam a entender e ilustram o início da história da indústria prudentina.” (Sousa, Segundo MENDONÇA). Declive da Produção Agrícola; Ascensão da Pecuária; Ascensão das Indústrias de Tecnologia e Automação; Crescimento da Malha Urbana para Oeste; Foram os principais motivos para que as indústrias de beneficiamento agrícola instaladas às margens da Estrada de Ferro encerrassem suas atividades.
REFERÊNCIAS
MENDONÇA, Dafne; 3º Colóquio Ibero-Americano, Importância e preservação do legado industrial: O acaso do Eixo industrial em Presidente Prudente/SP, Londrina, 2014RESENDE, Benjamin; Raizes Prudentinas, Volume 03, A Alta Sorocabana Empobrecida, p. 21 e 22RESENDE, Benjamin; Raizes Prudentinas, Volume 03, A Alta Sorocabana Empobrecida, p. 73
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.134/3957http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=7102http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=7063http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=7145
Comentários